Se eu pudesse dizer
O que nunca te direi
Tu terias que entender
Aquilo que nem eu sei

Fernando Pessoa

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Os Sentimentos


O segundo chacra também chamado chacra esplênico, do sacro ou do baço, é responsável pela energização geral do organismo, e por ele penetram as energias cósmicas mais subtis, que a seguir são distribuídas pelo corpo. É o grande captador do prana rosa - prana da vitalidade.
Ele encontra-se localizado na região supra púbica.
Confere ao ser humano a sensibilidade (intuições e percepções), encontrando-se ligado à fisiologia da alma, ao campo das emoções e sentimentos primários, e também ao sistema nervoso. Encontra-se intimamente relacionado aos fenômenos mediúnicos.
Sua característica mais fundamental é o poder de criar e recriar, dar e receber. Por estar ligado ao desejo e a paixão, é conhecido popularmente como chacra sexual. Possui toda a vivacidade e o movimento da vida.
É o Centro das Relações Interpessoais Primárias e da Sexualidade. Este centro energético, gere a energia Yin e Yang, a busca de situações prazerosas e todos os papéis que queremos representar na VIDA. É activado pelas cores laranja e rosa. http://desubstancia.blogspot.com
A energia deste chacra envolve outras pessoas e permite-nos a primeira experiência de fundir o nosso ser com outros seres e com o universo.
Os anos de desenvolvimento desse chacra são aqueles em que há uma descoberta e uma exploração da individualidade (entre os 8 e os 14 anos).
A criança necessita de limites, mas também de flexibilidade. Os padrões de comportamento, os gestos repetidos e a rotina ajudam a conservar certa base de segurança. Esta fomenta a capacidade de ver a vida como uma aventura emocionante de descobertas.
Este centro de força encontra-se directamente relacionado com as necessidades básicas associado à sexualidade e auto-estima, ao poder pessoal e ao poder no Mundo; dá acesso ao corpo emocional no seu nível mais próximo do corpo físico; abriga a nossa criança interior.
As imagens de nossa existência, de vidas passadas e traumas ficam guardadas nesse Chacra. A capacidade de dissipar antigas emoções é também desenvolvida por meio deste chacra - as principais energias fecundantes e acolhedoras que permeiam toda a natureza, parte de um processo de criação continuo, que se expressa em nós mesmos por intermédio de sentimentos e acções criativas, expressa-se no plano físico pela acção desintoxicante e eliminadora dos rins e da bexiga. Já, no nível psíquico é vivenciado através do despreendimento e do livre fluxo dos sentimentos através dos quais estamos prontos a experimentar a vida original e sempre nova
O chacra esplênico conserva energias particularmente vitais para a vida. Ele liga-se diretamente ao chacra da garganta, que é o centro da expressão. Quando o fluxo entre esses dois centros é insuficiente, é difícil desempenhar um papel gratificante na vida; entretanto em virtude da sua vitalidade, o chacra esplênico apresenta um grande potencial de cura, tanto para si mesmo como para o ser como um todo.

·         Nome sânscrito - Svadisthana
·         Mantra: VAM
·         Localização: Região umbilical (2 cm. abaixo do umbigo), entre o osso púbico e o umbigo - acima dos genitais, também alinhado com a coluna e abre-se para frente.
·         Cor: Laranja
·         Forma geométrica: Círculo
·        Função: Onde são elaboradas as questões do cotidiano como: desejos, manutenção da espécie, sensualidade, paixão e apegos materiais
·         Palavra-chave: Cotidiano (todos os dias do meu ano através de ti eu sinto o meu coração)
·         Elemento: Água.
·         Símbolo: Lótus de 6 pétalas
·         Principio básico: Reprodução criativa do ser
·         Função dos sentidos: Paladar
·         Glândula correspondente: Glândulas sexuais - ovário, próstata, testículos.
·         Hormonas correspondentes: Estrógeno, Testosterona.
·         Orgãos correspondentes: quadris, ovários, útero, as trompas uterinas, a pélvis, a região lombar, os rins, a bexiga e o intestino grosso e tudo que é líquido como o sangue, a linfa, os sucos digestivos e o esperma.
·         Vogal: É ativado pela vogal “o” fechado, como na palavra sono. A vogal “o” liberta um momento circular, desperta a profundeza dos sentimentos levando à totalidade circular nas quais as energias masculinas e femininas alcançam a unidade, um harmonioso e fluente jogo de forças conjuntas.
·         Nota musical: Ré
·         Animal: Crocodilo
·         Cristal: Turmalina, coral, calcite dourada, âmbar, citrina, topázio dourado, aventurina pêssego.
·    Qualidades positivas: dar e receber, emoções, desejos, prazer, entrega sexual/passional, movimento, assimilação de novas ideias, saúde, família, tolerância, trabalhar harmoniosa e criativamente com os outros.
·         Qualidades negativas: exagerada indulgência com a comida ou sexo, dificuldades sexuais, confusão, ausência de objectivos, ciúme, inveja, desejo de possuir, impotência, problemas uterinos e/ou de bexiga.