Se eu pudesse dizer
O que nunca te direi
Tu terias que entender
Aquilo que nem eu sei

Fernando Pessoa

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A sobrevivência

Chacras, também conhecidos pela grafia chakras, são canais (Nadis) dentro do corpo físico por onde circula a energia vital (Prana) que nutre órgãos e sistemas.

Existem várias rotas diferentes e independentes por onde circula esta energia. Os chakras são os pontos onde essas rotas energéticas estão mais próximos da superfície do corpo.
 
A palavra Chakra vem do sânscrito e significa "roda", "disco", "centro" ou "plexo". Eles são descritos como vórtices (redemoinhos) de energia vital, espirais girando em alta velocidade, vibrando em pontos vitais de nosso corpo. 
 
Os chakras são pontos de interseção entre vários planos e através deles nosso corpo etérico se manifesta mais intensamente no corpo físico.

Os Vedas (5.000 a.C.) contêm os mais antigos registros sobre chakras de que se tem notícia.

São sete os principais chakras, dispostos desde a base da coluna vertebral até o alto da cabeça e cada um corresponde à uma das sete principais glândulas do corpo humano. 
 
Cada um destes chakras está em estreita correspondência com certas funções físicas, mentais, vitais ou espirituais. Num corpo saudável, todos esses vórtices giram a uma grande velocidade, permitindo que a "prana", flua para cima por intermédio do sistema endócrino.

Os chakras são conectados entre si por uma espécie de tubo etérico (Nadi) principal chamado "Sushumna", ao longo do eixo central do corpo humano.

O primeiro chakra, denominado no ocidente como Chakra Base ou Chakra Raiz é o responsável por manter o fluxo de energia ascendente da terra para o corpo. 
 
Emocionalmente ele conecta a pessoa ao mundo presente. Este chakra exerce uma forte influência sobre os demais 'bombeando' energia da terra (telúrica) para cima em direção aos demais centros de energia.

Nos pés há chakras secundários (Plantares) que se relacionam directamente ao Chakra Raiz. Estes são responsáveis pela perfeita troca de energia entre o corpo e a terra.

A energia telúrica absorvida por esses três chakras, ao ser modificada pelo Chakra Raiz, em seu caminho ascendente aos demais chakras recebe o nome de Kundalini.(in http://pt.wikipedia.org/)

O 1º Centro de Força (Chakra da Raiz) é responsável pela sobrevivência = sobre + vivência. Pelo estar sobre a VIDA.(in http://desubstancia.blogspot.com)
 
O Chakra da Raíz liga-nos ao mundo físico, ao contacto com o espírito da Mãe -Terra, ás necessidades básicas individuais, bem como ás globais, da vida e da sobrevivência, neste planeta. 
 
É a sede do inconsciente coletivo cujo conhecimento acumulado se torna aqui acessível.
 
Ele proporciona a força de vontade e a estabilidade. Governa a nossa correlação com a parte material da vida, os bens materiais e com tudo o que é físico, rijo, como por exemplo os ossos.

Rege o nosso relacionamento com os nossos pais, tios, avós etc.

É geralmente associado aos rins e glândulas supra-renais, e influencia o sentido do cheiro. 
 
Encontra-se em expansão entre o 1º e o 7º ano de vida da criança.  

  • Nome Sânscrito: MULADHARA
  • Mantra: LAM
  • Localização: Base da coluna vertebral, no períneo (zona entre os órgãos sexuais e o ânus). Irradia verticalmente, para baixo.
  • Cor: Vermelho
  • Forma geométrica: quadrado
  • Função: Reger a nossa capacidade de decisão, escolhendo o que queremos e o que não queremos para nós. Ir a luta.
  • Palavra Chave: Activação
  • Planeta Elemento: Saturno; Terra.
  • Símbolo: Lótus de 4 pétalas
  • Principio básico: Vontade física para ser, consciência física, energia vital, vontade de viver e confiança, relação com a terra e o mundo material, estabilidade, perseverança e segurança, sentido de responsabilidade face a si mesmo.
  • Função dos sentidos: Olfato
  • Glândula correspondente: Supra renais
  • Hormonas correspondentes: Adrenalina e Noradrenalina que adaptam o sistema circulatório ás necessidades de cada momento, actuam no equilíbrio da temperatura do corpo e do batimento cardíaco.
  • Vogal: Corresponde a vogal u. O som u estimula um movimento dirigido para baixo, na direção das raízes, leva as profundezas do subconsciente, e desperta as forças primitivas, terrenas
  • Animal: Elefante
  • Cristal: Obsidiana, Quartzo fumê, Rubi e Turmalina Preta
  • Qualidades Positivas: Coragem, Estabilidade. Paciência, Individualidade, Saúde, Sucesso e Segurança. 
  • Qualidades Negativas: Insegurança, Raiva, Tensão e Violência.